Conforto acústico impacta a saúde mental? Entenda a relação
Existem muitos fatores que podem impactar positiva ou negativamente a saúde mental. Dentre tantos aspectos, o conforto acústico também pode alterar o nosso bem-estar.
O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD), ou International Noise Awareness Day, é celebrado anualmente e neste ano será no dia 24 de abril, para levantar o debate a respeito da importância do conforto acústico nos mais diversos contextos. Criada em 1996, nos Estados Unidos, a campanha acontece no Brasil e em dezenas de outros países com o intuito de abordar a questão do excesso de ruídos, que podem comprometer a saúde mental.
No Brasil, a Associação ProAcústica e a SOBRAC são instituições que apoiam o INAD e ajudam a dar visibilidade ao assunto.
Conforto acústico é questão de saúde pública
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora é um dos fatores que mais afetam a vida das pessoas. As perdas auditivas devido aos elevados níveis de pressão sonora chegam a 6,8% da população brasileira, segundo a professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp-EPM, Ana Cláudia Fiorini.
A profissional destaca que a exposição continuada ao barulho intenso – em média 85 dB(A) por oito horas por dia – pode levar a alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Pair (Perda Auditiva Induzida por Ruído). Outros problemas decorrentes dessa exposição aos ruídos são dificuldade de compreensão, zumbido e intolerância a sons intensos, cefaleia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos. Em crianças, os impactos tendem a ser ainda mais severos.
Como um ambiente com conforto acústico ajuda a mente?
Os desafios da conscientização sobre saúde mental incluem destacar como um bom conforto acústico pode beneficiar a saúde mental. Um ambiente silencioso pode ser crucial para promover o bem-estar mental em meio a um mundo barulhento e estressante.
Sobretudo no dia a dia das grandes cidades, estamos constantemente expostos a sons desagradáveis e elevados, tais como o tráfego urbano, o burburinho em ambientes com muitas pessoas, além de situações no ambiente de trabalho – como o INAD destaca em 2024.
Muitos estudos demonstram que ambientes mais silenciosos ajudam a diminuir a sensação de estresse. Por si só, esse benefício seria valioso, mas ele não é o único: o conforto acústico está relacionado à sensação de relaxamento e eleva a qualidade do sono.
A importância do planejamento no design sonoro nos ambientes
Está claro que o conforto acústico é uma questão que pode afetar de forma positiva ou negativa a vida das pessoas. Ainda que não seja possível eliminar todos os focos de ruídos excessivos, podemos buscar formas de mitigar ou inviabilizar os impactos negativos.
Um dos caminhos é o desenvolvimento de projetos acústicos com grande precisão e qualidade. É fundamental considerar cuidadosamente o design sonoro em diversos ambientes para que se atinja um bom nível de conforto acústico e, com isso, melhore a saúde mental das pessoas que vão conviver nesses espaços.
A Giner, empresa de consultoria e projetos para acústica arquitetônica, controle de ruído e vibração, desenvolve projetos com diferentes perfis e objetivos. Em comum, eles têm a preocupação com a excelência e com a garantia do melhor desempenho acústico em cada contexto.
Temos grande experiência no desenvolvimento de projetos com diferentes perfis e finalidades. Para conhecer o trabalho que realizamos, acesse este link.