O Sistema Dolby Atmos
Um novo e excitante sistema de som para cinema, desenvolvido pela Dolby chamado de Atmos já está disponível para o mercado.
A Giner está desenvolvendo o projeto de isolamento, condicionamento acústico e AV para um grande produtor do ramo cinematográfico. O cinema de mixagem e authoring para Dolby Atmos, irá utilizar a mais moderna tecnologia para a reprodução e mixagem de filmes.
Este sistema diferente de outros sistemas de som para cinema, que são padronizados pela quantidade de canais, ou seja, 5.1, 7.1 ou 8.2, sua mixagem é orientada para o objeto.
O som mais realista
Como diretores e profissionais de áudio podem oferecer ao espectador o som realista?
Com uma tecnologia completamente nova de mixagem de som de cinema, Dolby Atmos permite evitar a indefinição e incoerência de sistemas multicanal. Graças à mixagem orientada para “objetos” o som através de um grande número de alto falantes na sala, cria uma ilusão realista de que há um número quase infinito de canais para o seu redor, fazendo com que o som, literalmente, voe sobre a cabeça do espectador. Com o Dolby Atmos são dadas mais possibilidades criativas, ao engenheiro de som e produtor, como se para um pintor uma paleta maior, ou seja, mais cores para criar sua obra de arte.
Pela primeira vez, os engenheiros de som e produtores não tem mais que se preocupar com a quantidade de canais e as fontes na sala, com Dolby Atmos eles podem concentrar toda a sua atenção sobre a localização de cada som específico para combiná-lo com a visão original do diretor. Dolby Atmos proporciona um campo sonoro mais natural e realista que oferece aos criadores de conteúdos a possibilidade de misturar os objetos, o que permite o controle total sobre a localização e o movimento de cada som, ou “objeto” em qualquer ponto da sala.
Julian Pinn, Dolby.