Heliponto – Mitigação de Ruído e Vibração
A Giner está realizando o projeto de mitigação de ruído e vibração do heliponto em novo edifício comercial na Faria Lima – São Paulo.
O problema.
Durante a decolagem e aterrizagem helicópteros geram ruído e ondas de pressão, que se propagam pela estrutura criando um sério problema de ruído e vibração, nas áreas abaixo do último piso de um edifício.
Os rotores que criam a força para cima que fazem um helicóptero voar, também criam ondas de pressão descendente que excitam a estrutura sob o heliponto. A frequência de excitação é
determinada pelo número de lâminas (n) e a frequência do rotor (Ω), e normalmente abaixo da audição humana.
No entanto, é a fonte mais importante de excitação em termos de vibração e energia transmitida. Além disso, há também várias harmônicas (2nΩ etc.) que criam ruídos significativos juntamente com o ruído do motor e do escape.1

Padrões de circulação de ar em diferentes posições do helicóptero.
A solução.
A estrutura do heliponto deve ser projetada para receber 2 tipos de esforços dinâmicos:
- Carga aerodinâmica oscilatória
- Carga dinâmica de contato durante decolagem e aterrisagem
A Giner escolheu a solução CDM FIX e CDM SAFEFIX com elastômeros para o desacoplamento da estrutura metálica, a solução é simples, mesmo com cálculos sofisticados, consiste em um kit de apoios resilientes contendo isolador, estabilizador e anilha elástica.

CDM FIX
Estudos de cargas horizontais também foram realizados para garantir a estabilidade do heliponto.
Referencias técnicas.
1 A. R. Bramwell, G. Done and D. Balmford, “Helicopter Dynamics”, second edition, Butterworth – Heinemann (2001).
² Rotorcraft flying handbook, Federal Aviation Administration (FAA) publication, U.S. Department of Transportation (2000).
³ Standards for the design of heliports, Federal Aviation Administration (FAA) publication, U.S. Department of Transportation (2012).