News

Materiais acústicos: inovações são cada vez mais surpreendentes

abr 11, 2024 | Acústica, Áudio & Vídeo, Projeto Controle de Vibração, Projetos Acustica, Uncategorized

Materiais acústicos: inovações são cada vez mais surpreendentes

As inovações em materiais acústicos apresentadas ao mercado nos últimos anos têm surpreendido e aberto novas possibilidades. Atualmente, várias tecnologias estão sendo incorporadas no Brasil e no mundo para tornar o mercado de acústica ainda mais capaz de apresentar soluções eficazes.
Quando o assunto é inovação em materiais acústicos, vale destacar alguns dos produtos que mais chamaram a atenção.

Conheça alguns deles:

Materiais acústicos inovadores

  • Absorvedores de baixas frequências: esses absorvedores são painéis acústicos que fazem bastante diferença em salas pequenas, onde os sons de baixa frequência, com grandes comprimentos de onda, costumam causar problemas.
  • Difusores volumétricos: os difusores volumétricos, diferente dos difusores convencionais utilizados como tratamento para as superfícies, são utilizados no volume do espaço. As possibilidades de aplicação são amplas, um exemplo bem marcante é o auditório Tonhalle St. Gallen, localizado na Suíça. Os vários painéis acústicos paralelos que compõem o difusor volumétrico utilizado foram instalados alternadamente no teto da sala. Dessa forma, quando o som se propaga para esse elemento, ele reflete entre os painéis, gerando várias reflexões na sala e, com isso, aumentando o tempo de reverberação. O resultado é a percepção de que uma pequena sala pareça maior, algo muito positivo para espetáculos musicais.
  • Filmes microperfuradores: os filmes microperfuradores transparentes e translúcidos compõem um sistema acústico que fornece absorção significativa de som nas faixas de frequência do NRC. Este sistema não requer o uso de materiais de absorção de som convencionais como lãs de vidro, rocha e PET. Para saber mais sobre ele, confira este artigo em nosso blog.
  • Metamateriais acústicos: Uma das tecnologias mais disruptivas são os metamateriais acústicos, os quais são projetados para controlar, direcionar e manipular ondas sonoras de um modo não possível com materiais comuns. As pesquisas com metamateriais podem levar a um novo mundo de possibilidades, inclusive no condicionamento acústico de espaços, com materiais compactos e de alta performance.

Absorvedores e difusores: diferenças e vantagens

Absorvedores e difusores são materiais bastante conhecidos, mas não são sinônimos. No livro Acoustic Absorbers and Diffusers – Theory Design and Application, Trevor J. Cox e Peter D’Antonio abordam, entre outros temas, a diferença entre o uso de absorção e difusão como condicionamento acústico para espaços. De acordo com as observações dos autores, tanto absorvedores quanto difusores podem ser utilizados como estratégias de condicionamento acústico. Dessa forma, cabe ao projetista saber em quais situações se deve utilizar um ou outro, assim como uma combinação dos dois.

Frequentemente, alcançamos equilíbrio ao usar absorvedores para ajustar o tempo e o nível de reverberação, enquanto empregamos difusores para assegurar que as primeiras reflexões no espaço não produzam distorções acústicas perceptíveis, espalhando a energia sonora por todo o ambiente. É importante pontuar a diferença e destacar o papel dos difusores como excelentes opções de produtos a serem utilizados pelos projetistas acústicos em seus projetos. Muitas vezes, as pessoas têm a impressão incorreta de que somente os absorvedores funcionam para garantir um bom condicionamento acústico. Conheça um dos difusores utilizados pela Giner. (Leia também: Afinal, qual é a diferença entre isolamento e condicionamento acústico?)

O futuro dos materiais acústicos

As novas tecnologias incorporadas aos materiais acústicos inegavelmente apontam caminhos muito promissores. A tendência é que a inovação se faça cada vez mais presente, inclusive com a utilização de métodos de fabricação digital na confecção destes produtos.
Os difusores acústicos estão sendo estudados em profundidade na Universidade de Toronto, no Canadá. Os pesquisadores trabalham na fabricação de difusores por meio da modelagem paramétrica, com o auxílio de robôs. Nesse estudo, os pesquisadores utilizam análises computacionais de performance dos difusores para selecionar os melhores dentro de uma família de produtos e fabricar estes elementos em madeira laminada cruzada (Cross Laminated Timber – CLT), a partir de técnicas de fabricação digital, como a CNC. Por terem formas complexas, os difusores em questão dificilmente poderiam ser materializados sem a utilização de técnicas de fabricação digital. A utilização desses elementos de fato pode ser um divisor de águas no design de interiores de teatros, salas de concerto e auditórios, associando boa performance acústica com uma estética arrojada.
Em outra pesquisa, intitulada ADAM – Acoustics Design by Additive Manufacturing, designers, arquitetos e engenheiros podem criar materiais acústicos e desenvolver componentes otimizados a partir de princípios de absorção acústica baseados na geometria.
Conheça o trabalho da Giner!
Os materiais acústicos seguem avançando em grande velocidade com o intuito de expandir as possibilidades em projetos acústicos. Existem muitos tipos de materiais em desenvolvimento no Brasil e no mundo, a fim de dar margem a diferentes aplicações e abrir novas perspectivas de aplicação acústica.

A Giner, empresa de consultoria e projetos para acústica arquitetônica, controle de ruído e vibração, está na vanguarda de uma série de materiais inovadores para atender às demandas dos clientes com cada vez mais assertividade. Confira as nossas iniciativas em pesquisa e desenvolvimento.
Temos grande experiência no desenvolvimento de projetos com diferentes perfis e finalidades. Para conhecer o trabalho que realizamos, acesse este link.

Share This
×