O ambiente corporativo demanda concentração e privacidade para que colaboradores e equipes tenham uma boa produtividade e possam se comunicar sem dificuldades. Um condicionamento acústico apropriado é uma forma de proporcionar maior conforto às pessoas.
De maneira geral, o projeto acústico garante um condicionamento acústico adequado, sendo fundamental em salas de conferências ou em qualquer outro ambiente corporativo, por exemplo.
Especificamente em salas de videoconferência, a acústica deve ser excelente para garantir uma boa comunicação entre os participantes de reuniões – estejam eles presentes física ou remotamente.
Um case de sucesso em condicionamento acústico para sala de videoconferência
Em um projeto acústico realizado pela Giner, houve a oportunidade de aprimorar significativamente a adequação acústica de uma sala de reunião. O objetivo era garantir um ótimo condicionamento acústico, já que muitos encontros eram realizados em um segundo idioma e com participantes remotos.
Na etapa inicial do projeto, a Giner realizou ensaios in loco, que comprovaram a ineficiência da sala. As simulações, feitas com o software EASE AURA 4.4, possibilitaram a implementação das soluções propostas. Primeiro, os profissionais da Giner constataram um valor de NC, com o ar-condicionado ligado, bastante acima do recomendado pela norma ABNT NBR 10152:2017 para salas de reuniões. Além disso, verificaram também uma reverberação no espaço em desacordo com as recomendações da DIN 18041.
O desafio de melhorar a acústica sem alterar a estética do ambiente
Um dos pontos de destaque no projeto foi a demanda do cliente: não descaracterizar a estética da sala de videoconferência. Veja abaixo a foto da sala antes da solução acústica:
Com base nos resultados dos ensaios acústicos, a Giner demonstrou criatividade e repertório para propor soluções que não impactassem a identidade estética daquele ambiente.
Dessa forma, parte da solução consistiu no ajuste no sistema de ar-condicionado e na implementação de difusores acústicos sobre a mesa e de elementos de absorção apenas no perímetro do forro e em algumas paredes. Esses elementos, feitos de material de fibra mineral com acabamento em tecido, preservam as cores originais do espaço.
A imagem apresenta o elemento difusor utilizado, feito em madeira com perfurações dispostas de maneira específica para garantir a difusão na faixa de frequência desejada.
Ao final do projeto, novos ensaios comprovaram a qualidade acústica alcançada. Portanto, o excelente condicionamento acústico alcançado por meio do projeto ilustra bem a importância de uma atenção especial a esse ponto, sobretudo em salas onde são realizadas videoconferências.
Além disso, o êxito do projeto teve relação direta também com a conservação da concepção arquitetônica do local, a qual permaneceu idêntica ao mesmo tempo em que houve uma melhora extremamente significativa da qualidade acústica.
A próxima figura apresenta uma foto de como ficou a sala de reunião após a aplicação das soluções acústicas. É notável que não houveram alterações significativas no aspecto arquitetônico da sala.
Condicionamento acústico é fundamental no ambiente corporativo
Seja durante uma reunião ou em uma conversa entre colegas para dar andamento a uma tarefa corporativa, é muito importante que os ambientes não sejam uma barreira para a boa comunicação.
O case da sala de videoconferência apresentado acima demonstra como um bom projeto acústico pode mudar a realidade de um ambiente.
Para saber mais detalhes sobre a atuação da Giner e conhecer outros projetos realizados pela empresa, acesse este link.