Câmera acústica – Ouvir com os seus olhos .
Câmera Acústica é uma nova tecnologia na medição de ruídos sonoros que facilita e muito, a analise e o projeto de mitigação do incômodo. A localização da fonte sonora geradora de ruído sempre foi um tema importante no campo da investigação de ruído e vibração.
Imagine, termos que determinar exatamente a localização da fonte sonora, que mais impacta e incomoda uma vizinhança, em uma planta industrial como uma usina termoelétrica que tem diversos elementos que geram ruídos como os geradores, escapamentos, aberturas para ventilação e etc… Como determinar a fonte de maior ruído?
Uma câmera acústica é geralmente constituída por um array de microfones e uma câmara óptica. Os microfones – analógicos ou digitais – captam os sinais em real time e através de algoritmos determinam a localização da fonte sonora. À medida que o som se propaga no meio (ar, água …) a uma velocidade conhecida, uma fonte de som é percebida pelos microfones em diferentes instantes de tempo e em diferentes intensidades sonoras que dependem tanto da localização da fonte de som como da localização do array de microfone . Um método popular para obter uma imagem acústica, a partir da medição do array microfone é usar a técnica beamforming, onde sinais vindos de outras direções são cancelados. A potência resultante deste sinal é então calculado e mostrado em um mapa.
A Giner está oferecendo aos seus clientes esta nova tecnologia para a medição e analise de ruídos sonoros.
Exemplo – Analise do desempenho da fachada de um hotel centenário.
Veja no vídeo abaixo a analise de desempenho de um fachada de um hotel centenário, que está gerando muitas reclamações de hospedes, com a passagem de uma motocicleta na via em frente ao quarto.
Note como fica claro que o problema está no desempenho da esquadria (aos 14 seg), da fachada do quarto.