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Restaurantes, lojas, hotéis e outros estabelecimentos comerciais estão sempre em busca de formas de melhorar a experiência do cliente. Aprimorar o conforto acústico é uma das iniciativas que podem fazer a diferença nesse sentido.
Um ambiente acusticamente bem projetado ajuda a criar uma atmosfera agradável e convidativa, que faz os clientes se sentirem confortáveis. Por outro lado, ruídos excessivos e má qualidade sonora podem comprometer bastante a experiência do cliente. Assim, a percepção de barulho no ambiente causa desconforto e compromete a comunicação, o que faz as pessoas pensarem duas vezes antes de voltar ao estabelecimento.
Dessa forma, projetos acústicos de estabelecimentos como restaurantes e lojas devem buscar pelo equilíbrio entre absorção sonora, isolamento acústico e design estético. Com isso, a experiência do cliente se torna mais agradável e a possibilidade de fidelizá-lo aumenta.

Como a acústica influencia a experiência do cliente em hotéis e restaurantes?

O silêncio é uma das grandes virtudes de um quarto de hotel. Não por acaso, reclamações sobre ruídos são comuns no Brasil e no mundo. Quando a acústica é bem trabalhada, os hóspedes podem descansar verdadeiramente no hotel. Devemos levar em consideração que os viajantes costumam passear durante o dia, por isso precisam ter um sono revitalizante para seguir turistando ao longo da sua estadia.
Quando se trata de restaurantes, a experiência do cliente pode sofrer bastante impacto pelo excesso de barulho. Um almoço ou jantar entre amigos costuma ter como ponto central as conversas. Ambientes que prejudicam a inteligibilidade da fala fazem com que as pessoas se incomodem rapidamente. Além disso, um clima silencioso favorece a tranquilidade para o ato de comer e apreciar um prato especial.

Acústica ajuda a elevar as vendas em shoppings

À medida que a experiência do cliente é melhorada por um bom projeto acústico, a elevação nos resultados se torna um caminho natural. Nos shoppings, as pessoas tendem a passar poucos minutos nas lojas onde os ruídos são incômodos e excessivos. Estudos demonstram que as perdas em vendas podem chegar a 28% nos estabelecimentos com baixo conforto acústico.
Os shoppings e lojas que dão a devida atenção ao projeto acústico podem ter um efeito inverso. Os ganhos em vendas podem variar entre 5% e 10% segundo pesquisas. Um ponto de atenção é que os lojistas muitas vezes não percebem as más condições acústicas, algo que só acontece depois de meses ou até anos.
Nos shoppings, é necessário um cuidado ainda maior do ponto de vista acústico com as praças de alimentação, já que são locais de aglomeração de pessoas. Já os longos corredores de lojas também podem ser importantes focos de ruídos.

Como melhorar a acústica em estabelecimentos comerciais?

É possível adotar algumas medidas para melhorar a experiência do cliente sob a ótica da acústica. Nos exemplos de ambientes mais ruidosos de shoppings, é recomendável adotar materiais com boa capacidade de absorção. Essa estratégia ajuda a mitigar o impacto dos espaços com grande reverberação, tais como as praças de alimentação.
Os materiais acústicos podem ser instalados em paredes e no teto para melhorar o desempenho em ambientes comerciais.

Um exemplo bem-sucedido de projeto acústico para uma loja

A Giner, empresa de consultoria e projetos para acústica arquitetônica, controle de ruído e vibração, teve a oportunidade de criar um projeto acústico para uma loja de roupas para atendimento exclusivo. A marca deu grande atenção à questão acústica, ciente de que seria fundamental para garantir conforto e aconchego aos clientes. Além disso, o ambiente silencioso favorece uma comunicação clara com os atendentes.
Uma particularidade do projeto é a versatilidade do espaço, que eventualmente deve receber eventos de lançamento da marca e desfiles, inclusive com a presença de DJs. Nessas situações, uma acústica adequada é de extrema importância para que os convidados se sintam confortáveis. O projeto permite que as pessoas conversem de forma agradável e tenham vontade de permanecer no evento.

Acústica é muito importante para a experiência do cliente

Garantir o conforto acústico às pessoas é uma iniciativa necessária a estabelecimentos comerciais. Quando isso não acontece, a experiência do cliente fica comprometida e as lojas correm o risco de ser superadas pela concorrência.
Na Giner, temos grande experiência no desenvolvimento de projetos acústicos inseridos em diversos contextos. Para conhecer o trabalho que realizamos, acesse este link.

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