News

Pessoas que atuam em diferentes segmentos buscam entender como aumentar a produtividade no trabalho. Existem várias medidas que podem ser adotadas nesse sentido, entre as quais o cuidado com a acústica do ambiente.
É inegável que um espaço barulhento prejudica a concentração. Portanto, se você quer saber como aumentar a produtividade, é recomendável prestar atenção nas questões acústicas do ambiente onde trabalha. Vale destacar que a poluição sonora é uma questão de saúde pública global reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Uma pesquisa realizada pela Leesman Index, empresa que analisa a experiência dos usuários no local de trabalho, indica a urgência do tema. De acordo com ela, mais de 270.000 profissionais de 67 países indicaram que a qualificação acústica influencia sua satisfação e produtividade. Ainda, mais de 70% dos entrevistados dizem que sua eficiência aumentaria se o local de trabalho não fosse tão barulhento.
Outro estudo, desenvolvido pelo pela Steelcase em parceria com o instituto Ipsos, aponta que escritórios open space sem um projeto acústico eficaz derrubam a produtividade em aproximadamente 15%. Dessa forma os colaboradores perdem, em média, mais de 20 minutos por dia devido a distrações relacionadas aos barulhos.
Quando os níveis de ruído são reduzidos, as pessoas podem ter maior foco e eficiência. Além disso, o silêncio ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o que cria um clima positivo para todos os colaboradores. Ou seja, espaços que equilibram a privacidade acústica favorecem a comunicação entre as pessoas e eleva a produtividade e o bem-estar de todos os envolvidos.

Outros dados surpreendentes sobre conforto acústico

Ao longo dos anos, várias pesquisas demonstraram o impacto da poluição sonora e do excesso de ruídos em ambientes profissionais. Confira alguns dos dados mais alarmantes:

  • Colaboradores com desempenho superior, em geral, são aqueles protegidos de perturbações;
  • Distrações de conversas são a maior causa de perda de produtividade em ambientes corporativos open plan;
  • Depois de uma interrupção, as pessoas levam aproximadamente 25 minutos para retornar à tarefa original e mais oito minutos para chegar ao nível ideal de concentração.

Quais são os ruídos de um ambiente profissional?

As fontes de poluição sonora em um espaço de trabalho podem ter diferentes origens. Isso varia bastante de acordo com o perfil daquele ambiente. Em uma fábrica, por exemplo, as máquinas podem fazer bastante barulho para operar. Já um espaço próximo a uma via movimentada pode sofrer com os ruídos do tráfego urbano.
Em escritórios corporativos, a circulação de pessoas, os telefones tocando e o ar-condicionado zumbindo são alguns dos possíveis focos prejudiciais à produtividade.

Como aperfeiçoar o ambiente corporativo do ponto de vista acústico?

A arquitetura de um espaço corporativo faz toda a diferença para o conforto acústico. É preciso minimizar os ruídos para garantir o bem-estar das pessoas. Reduzir a reverberação sonora em interiores é um grande desafio, já que é necessário conciliar a estética dos ambientes com uma boa performance acústica. Paredes, pisos e tetos falsos são importantes em espaços separados, enquanto os espaços abertos requerem divisórias com painéis de absorção de som.
Em geral, escritórios são impactados pelos sons de elevadores, instalações hidráulicas e elétricas e centrais de ar-condicionado. Materiais de alto desempenho contribuem para o isolamento termoacústico, evitando que barulhos se propaguem pelos tubos.
O projeto acústico deve ter divisões estruturais para tratar sons, bem como materiais adequados para reduzir os ruídos a níveis aceitáveis e absorvê-los, forros e carpetes são bons exemplos. Outra solução possível é a cortina acústica, que possui uma tecnologia especial de tecelagem.

Por que um projeto acústico pode aumentar a produtividade?

O design de espaços corporativos que leva em consideração o conforto acústico proporciona alguns ganhos aos colaboradores. Eles favorecem a colaboração, a concentração, a comunicação e os momentos de descompressão.
Segundo pesquisas, um bom ambiente acústico contribui para:

  • Reduzir em 30% os níveis de adrenalina;
  • Melhorar em 66% a motivação para tarefas;
  • Aumentar em até 50% o desempenho em tarefas que demandam alta concentração;
  • Melhorar em 20% o desempenho aritmético mental.

Como aumentar a produtividade: tenha um projeto acústico de excelência

Para que a produtividade não seja prejudicada por ruídos de diferentes perfis, é fundamental contar com um projeto acústico de excelência.
A Giner, empresa de consultoria e projetos para acústica arquitetônica, controle de ruído e vibração, desenvolve projetos caracterizados pela garantia do melhor desempenho acústico em cada contexto.
Temos grande experiência no desenvolvimento de projetos com diferentes perfis e finalidades. Para conhecer o trabalho que realizamos, acesse este link.

Share This
×