Desempenho acústico – Medir sempre
Recentemente recebemos a visita de um fornecedor apresentando um produto, desenvolvido em parceria com um grande acústico brasileiro.
Este produto seria um painel de gesso acartonado com excelentes propriedades absorventes e que poderia ser pintado, desta forma, aparentando uma parede e absorvente. Ao analisar previamente a amostra notei que isso não seria possível, porém pelo respeito que tenho por esse grande acústico brasileiro, solicitei ao nosso laboratório que fizesse um ensaio das propriedades de absorção deste material, em nosso tubo de impedância.
Anexo a curva da amostra fornecida, sem nenhuma modificação, somente acrescentando painéis absorventes de lã de vidro atrás, sendo que o fornecedor afirmou que isso não seria necessário.
Notem o péssimo desempenho de absorção, deste painel, mesmo agregando painéis de lã de vidro. Imaginem se acreditamos nesse fornecedor e especificamos em nossos projetos este material, sem antes ensaiarmos em nosso laboratório.
Como disse o Prof. Leo Beranek em uma aula que tive a oportunidade de participar; “Não existe acústica sem instrumentos de medição”.