News

Giner na Revista Espaço K

jan 15, 2012 | Imprensa

Matéria do Estúdio Disney desenvolvido pela Giner na revista Espaço K.
Giner-Revista-K_3

Estúdios de cinema, rádio e TV exigem projetos de acústica elaborados

Construir um estúdio de cinema, rádio ou TV envolve não somente projetos de engenharia e arquitetura elaborados, mas principalmente uma acústica bem planejada. Para atender a todos os requisitos técnicos são necessários materiais específicos e técnicas especiais de construção. É o caso da Rádio Disney FM, cujo estúdio foi implementado no 11º andar do edifício World Trade Center, em São Paulo, no final de 2010.

O principal desafio do projeto acústico, elaborado e executado pela Giner Sound and Vibration, foram os ruídos que outros escritórios, dos andares acima e abaixo, poderiam gerar, causando incômodo para a rádio. Grande parte do estúdio com 405 m2 de área construída, está de frente para a Marginal Pinheiros, via de tráfego intenso. Mas todos os ambientes, incluindo oito estúdios, três salas administrativas, uma sala de reunião e um “open Office”, deveriam receber isolamento e condicionamento acústico. Por isso, foram escolhidos os sistemas Knauf drywall.

“Conseguimos conciliar diversas exigências técnicas e o curtíssimo prazo de 60 dias utilizando drywall associado à técnica de desacoplamento Box in Box”, José Carlos Giner. “Para isso, desenvolvemos pisos elevados, de alto isolamento sonoro, com mantas acústicas compostas. Em cima desse piso, construímos paredes, que se apoiam na estrutura do prédio através de molas, e os forros ficam a 6 cm de distância do teto”, explica ele.

Para melhorar a eficiência do sistema, dos pisos, paredes e tetos contam até três chapas de Knauf drywall, de 12,5 mm e 15 mm, que vibram em diferentes frequências. Foram usados 1.815 m2 de chapas de Knauf Standard, sempre intercaladas com camadas de ar e lá mineral entre elas, atingindo uma curva critério de ruído inferior a NC 30 dentro do estúdio.

“O mesmo projeto em alvenaria levaria de seis meses para ficar pronto” compara Giner. As peças abauladas nas paredes e tetos são difusores, que melhoram a acústica da sala. Como se trata de uma rádio infanto juvenil, as peças foram pintadas com cores fortes, tornando-se parte do projeto arquitetônico, realizado pelo escritório CFS Arquitetos Associados.

“Uma arquitetura inusitada foi o que buscamos para a Rádio Disney Brasil, pois a marca Disney teria de estar impressa de maneira muito subjetiva, para se diferenciar dos demais escritórios da empresa pelo mundo”, conta o arquiteto Caio Salinas, Sócio-Diretor do CES Arquitetos Associados.

Uma das particularidades do projeto era um estúdio de transmissão com um pequeno auditório interno para a recepção de uma plateia. Outro ponto interessante é que do setor administrativo se pode ver as instalações da Rádio, que é o foco principal.

“O uso das chapas Knauf drywall no projeto foi fundamental principalmente por causa do peso reduzido, já que todos os pisos são flutuantes”, ressalta Salinas.

Já era para a Construtora Guavira Wissenbach, o prazo extremamente curto, de 60 dias, exigiu um cronograma especial de execução da obra. “A cada etapa de construção concluída, verificávamos o desempenho acústico e a qualidade dos acabamentos, e em seguida liberávamos as áreas para a ocupação e instalação dos equipamentos. Dessa forma, conseguimos atender os prazos dos projetos acústico e arquitetônico e de implantação e operação da Rádio”, explica Alexandre Wissenbach, Sócio Diretor da empresa.

Share This