1- Monitoramento de nível de pressão sonora e vibração do canteiro de obra do Boulevard Matarazzo.
A Giner e seu laboratório realizam o monitoramento de nível de pressão sonora e vibração do canteiro de obra do Boulevard Matarazzo; uma das maiores obras se não a maior, sendo realizada na área urbana de São Paulo neste momento, Outubro 2018.
Esse monitoramento é de suma importância devido às especifidades desta obra e seu entorno, com uma alta densidade de edificações residenciais, museus e vários hospitais que contam com instrumentos de alta precisão.
2- O Job.
O monitoramento conta com duas estações da EMS – Bruel&Kjaer, uma para nível de pressão sonora dos ruídos gerados e outra para monitorarmos as vibrações, em tempo real “real time” (24/7 service) e não estimado, desta forma, a Giner responsável pelo RIVI, e pessoas autorizadas podem a qualquer momento saber os níveis e tomar providências para não incomodar a vizinhança.
O canteiro conta com três grandes obras, um cuidadoso estudo foi feito para posicionar os sensores de vibração e microfone para caracterizar melhor os ruídos e vibração. Ver figura 1.
Medições na vizinhança são realizadas e correlacionadas com a medição interna, para destacarmos o que realmente é devido ao canteiro de obra, diferenciando-o do ruído residual muito alto na mesma região.
Esta correlação foi muito importante para o andamento da obra, que não houve paradas devido a incômodos.
Diversos relatórios são feitos automaticamente, salvos na estação e em nuvem para uma maior segurança no pós processamento dos valores.
Todas as medições são realizadas de segundo a segundo, eventos que gerem altos níveis, são imediatamente detectados, alarmes enviados via web e no celular para conhecimento de todos. O áudio também é gravado para posterior analise.
O sensor de vibração conta com uma incrível resolução de 0,008 mm/s com uma faixa de frequência de 0,1 Hz até 500 Hz.