News

Ruído em Piso nas Edificações

nov 1, 2017 | TechTalk

Ruído em Piso nas Edificações

 

Quando se fala de reclamações quanto ao barulho de vizinhos é muito comum lembrarmos de uma mulher andando com salto alto e/ou uma televisão com volume alto no apartamento acima. Ambos os casos podem surgir no mesmo ambiente, porém o modo de origem e transmissão dessas ondas sonoras é diferente. O ruído aéreo tem sua origem no ar, e ao entrar em contato com uma superfície gera vibração na mesma, a qual é responsável pela transmissão sonora para o outro cômodo. Já o ruído de impacto (caso do salto alto, marteladas no piso ou arrastar de móveis) elimina a primeira dessas etapas ao excitar a vibração diretamente no piso, o qual irá realizar a transmissão sonora.

 

As imagens abaixo, retirada do manual de contrapisos flutuantes da ProAcústica, ilustra bem essa diferença, incluindo também a transmissão secundária no caso do ruído aéreo.

 

Transmissão de ruído de impacto                                        Transmissão de ruído aéreo

 

Ruído-de-Impacto

Ruído-Aéreo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pela imagem pode-se perceber também que o ruído não é transmitido somente através do piso (transmissão direta), mas há transmissões pelos flancos. Por essa razão a aplicação de um forro acústico nem sempre é a solução para o controle do ruído de impacto. Em projetos de isolamento acústico prioriza-se o controle na fonte de ruído, depois no caminho de transmissão e como última solução o receptor, esse caso não é diferente, será demonstrado na sequencia como se pode fazer isso:

 

Controle na fonte de ruído

 

Aplicação de pisos resilientes (material capaz de retornar a forma original após sofrer deformação) minimizam a geração do ruído, porém o aspecto visual desses elementos nem sempre são adequados ao ambiente. Normalmente são utilizados em áreas externas, como playgrounds e quadras, para áreas internas, em academias de ginástica.

 

Ruído-de-Impacto

Piso resiliente, imagem retirada do site da Aubicon

 

 

Controle no caminho de propagação

 

Os pisos flutuantes são uma solução robusta para o controle de ruído de impacto, se instalado de maneira correta. Pisos flutuantes são compostos por mantas resilientes instaladas abaixo do contrapiso, e que para um desempenho correto deve envolver toda a área do mesmo e não apresentar furações ou descontinuidades, desacoplando assim um elemento do outro.

 

 

Ruído-de-Impacto

Imagem ilustrativa de um contrapiso flutuante, retirado do manual de contrapiso flutuante da ProAcústica

 

Para avaliar o desempenho acústico do sistema de piso na edificação pela norma ISO 16283 – Part 2 , deve-se medir o seu desempenho acústico  para o isolamento aos ruídos de impacto e aos ruídos aéreos. Nem sempre os sistemas de pisos atendem simultaneamente as duas exigências da norma NBR 15575.

Problemas de ruído gerados por vizinhos ou em áreas comuns são frequentes em nossas edificações, porém com um projeto e aplicação de técnicas de controle acústico tais problemas são evitados.

 

Share This