News

Comprimento de onda – Wavelenght – 2

jul 1, 2017 | TechTalk

Modal-1

 

 

Comprimento de Onda – Frequência – Velocidade do som

 

Parte 2

 

Por que o comprimento de onda é importante?

 

O conhecimento do comprimento de onda é importante pois nos ajuda a relacionar as dimensões dos objetos com as frequências no som.

 

Isso é relevante para quase todas as disciplinas em acústica. Vamos dar dois exemplos:

 

Na acústica de salas, o som se propaga em espaços confinados. Uma vez que uma onda sonora atinge uma parede, teto ou piso, ela será refletida de volta e interferirá com outras ondas de som da mesma ou de outras fontes. Se o comprimento de onda corresponder a uma ou várias dimensões da sala, essas ondas criarão os chamados “padrões de ondas estacionárias”, somando-se em algumas áreas (dando uma impressão reforço – ponto de máxima) e cancelando-se em outros (dando uma impressão cancelamento – ponto de mínima).

 

Logo, o conhecimento dos comprimentos de onda para frequências relevantes pode ser utilizado de forma vantajosa para acentuar certas frequências (por exemplo, a colocação de subwoofers próximo às paredes ou mesmo nos cantos) ou para evitar o efeito, se assim for desejado, alterando a forma e as dimensões da sala.

 

Tão importante quanto o tamanho da sala, é o tamanho dos objetos nele. Os objetos significativamente menores do que o comprimento de onda não refletirão o som porque, se o comprimento de onda for grande, não haverá praticamente nenhuma diferença de pressão em todo o objeto, ou seja, a presença do objeto não será importante. Em contraste, se o comprimento de onda do som for comparativamente pequeno, o objeto atuará como um escudo e um refletor.

 

É por isso que ao mover-se atrás de uma coluna reduzirá fortemente as altas freqüências (comprimentos de onda curtos), mas deixará o som de baixa freqüência quase sem alteração (longos comprimentos de onda), fazendo com que o som pareça “opaco”.

Share This