News

Modos Acústicos – II

set 1, 2017 | TechTalk

Modos acústicos 

 

Parte 2

 

Por que o estudo dos modos de uma sala é importante?

 

O conhecimento dos modos acústicos é importante pois nos ajuda a evitar problemas na resposta (frequência) de um sistema de som ou caracterização dos descritores acústicos de uma sala, como por exemplo o seu tempo de decaimento.

 

Se uma sala quando excitada por um sistema de som, emitir um tom puro em uma frequência modal, um ouvinte ao caminhar pela sala experimentará a flutuação no volume do som à medida que caminha das zonas de máxima pressão (dando uma impressão de reforço – ponto de máxima) para as zonas de mínima pressão sonora (dando uma impressão de cancelamento – ponto de mínima). Eric Brandão.

 

1- Medição do tempo de reverberação.

 

Desta forma ao realizarmos medições acústicas do tempo de decaimento ou tempo de reverberação, é muito importante que a fonte e o microfone não sejam, os dois, posicionados em pontos onde não haja reforços ou cancelamentos nas bandas de frequência ISO.

 

2- Obtendo o posicionamento ideal das caixas acústicas de um sistema de som ou monitoração.

 

O correto ajuste de um sistema de som inicia-se pelo estudo do posicionamento do ouvinte e das caixas acústicas.

 

Como na medição do tempo de reverberação deveremos posicionar o ouvinte e as caixas acústicas em cotas onde não haja reforços ou cancelamentos; veja na figura abaixo.

 

modos-acústicos

 

 

 

 

 

Lembre-se – A sala é o último componente de áudio. Somente você ou o nosso expertise poderá fazer com que ela realmente funcione.

Share This