Modos acústicos
Parte 2
Por que o estudo dos modos de uma sala é importante?
O conhecimento dos modos acústicos é importante pois nos ajuda a evitar problemas na resposta (frequência) de um sistema de som ou caracterização dos descritores acústicos de uma sala, como por exemplo o seu tempo de decaimento.
Se uma sala quando excitada por um sistema de som, emitir um tom puro em uma frequência modal, um ouvinte ao caminhar pela sala experimentará a flutuação no volume do som à medida que caminha das zonas de máxima pressão (dando uma impressão de reforço – ponto de máxima) para as zonas de mínima pressão sonora (dando uma impressão de cancelamento – ponto de mínima). Eric Brandão.
1- Medição do tempo de reverberação.
Desta forma ao realizarmos medições acústicas do tempo de decaimento ou tempo de reverberação, é muito importante que a fonte e o microfone não sejam, os dois, posicionados em pontos onde não haja reforços ou cancelamentos nas bandas de frequência ISO.
2- Obtendo o posicionamento ideal das caixas acústicas de um sistema de som ou monitoração.
O correto ajuste de um sistema de som inicia-se pelo estudo do posicionamento do ouvinte e das caixas acústicas.
Como na medição do tempo de reverberação deveremos posicionar o ouvinte e as caixas acústicas em cotas onde não haja reforços ou cancelamentos; veja na figura abaixo.
Lembre-se – A sala é o último componente de áudio. Somente você ou o nosso expertise poderá fazer com que ela realmente funcione.